Starfield
Starfield (Créditos Imagem - Bethesda).

A partir de documentos vazados no caso entre FTC dos EUA e a Microsoft, soube-se que o chefe do Xbox, Phil Spencer, considerou o adiamento de Starfield uma “situação de desastre” para o Xbox Game Pass.

O e-mail de maio de 2022 mencionou que a mudança no lançamento da aventura espacial criou uma “situação catastrófica” para as assinaturas.

Na época, Spencer observou que, devido a esta situação, o intervalo para um lançamento de um AAA do Xbox para o Game Pass seria de quase 16 meses.

Ao mesmo tempo, a própria Microsoft já havia falado abertamente sobre o aparecimento de jogos deste calibre no Game Pass a cada três meses.

Mesmo naquela época, não havia um entendimento claro sobre as datas de lançamento de Redfall e STALKER 2: Heart of Chernobyl, o que também complicou a situação.

Spencer acreditava que a empresa precisava melhorar seu planejamento e anunciar datas de lançamento mais precisas.

Starfield
Starfield (Créditos Imagem – Bethesda).

Além disso, a falta de exclusividades em 2022 foi muito perceptível no contexto do fluxo de conteúdo em 2021. E, como Spencer observou corretamente, isso não escapou à atenção dos jogadores.

Segundo o gestor, a empresa simplesmente “não pode se permitir” tal erro. A situação em si o perturbou muito, mas Spencer estava determinado a resolvê-la.

Foi proposto usar jogos de parceiros para o Game Pass – os candidatos incluíam LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, Dying Light 2: Stay Human, City Skylines 2, Red Dead Redemption 2, Baldur’s Gate III, Gotham Knights, Suicide Squad: Kill The Justice League, Star Wars Jedi: Survivor e Mortal Kombat 1.

O próprio Spencer sugeriu adicionar jogos da FromSoftware ao Game Pass em meio ao sucesso de Elden Ring . Em particular, falamos sobre todos os títulos de Dark Souls.

Print do e-mail do Phil Spencer.

Curiosamente, no passado, o próprio Phil Spencer considerou o adiamento de Starfield a decisão certa.