Depois que o pré-carregamento de Starfield ficou disponível ontem, os mineradores de dados ou “dataminers” (a galera que curte fuçar nas pastas e arquivos dos jogos) já começaram a estudar os arquivos do jogo ao máximo e imediatamente se depararam com uma das questões mais interessantes para os jogadores de PC.
A julgar pelo tamanho do arquivo “exe”, o jogo não será protegido por Proteção Denuvo.
O tamanho do arquivo é de apenas 90 MB, para todos os jogos com proteção Denuvo, os arquivos exe pesam pelo menos 300 MB ou mais.
Enquanto também não foram encontradas DLLs pesadas, onde teoricamente poderia estar o Denuvo, o que confirma sua ausência.
Isso parece bastante surpreendente, visto que nos últimos anos a Bethesda raramente lançou jogos sem proteção Denuvo e quase todos os seus lançamentos usam essa proteção austríaca.
E, recentemente, ao contrário, até adicionaram proteção a Ghostwire: Tokyo após um grande patch, embora não estivesse originalmente lá.
Teoricamente, a Bethesda ainda poderia adicionar proteção pouco antes do lançamento, mas esse evento parece improvável, já que a empresa provavelmente preferiria não compartilhar o arquivo EXE desprotegido do jogo, mesmo em um pré-carregamento criptografado.
Porém, não há menção ao Denuvo na página da Steam, e dado o tamanho do arquivo, a Bethesda parece estar confiante nas excelentes vendas de Starfield sem nenhuma proteção.
Talvez a editora tenha sido convencida a finalmente abandonar o Denuvo em Starfield pelas excelentes vendas do recente Baldur’s Gate 3, que vendeu milhões de cópias sem nenhuma proteção.
Ou pelo desejo de não colocar um freio na roda da comunidade de modders, já que alguns para criar alguns mods precisam invadir a memória do jogo, o que seria difícil com o Denuvo.