the last of us part 1
The Last of Us Part I (Créditos Imagem - Sony/Naughty Dog).

A primeira pequena atualização foi lançada para The Last of Us Part 1 (PC). O jogo premiado gerou muita empolgação quando uma versão para PC foi anunciada no The Game Awards em dezembro de 2022, originalmente com lançamento previsto para 3 de março de 2023.

O port de The Last of Us para PC foi posteriormente adiado para 28 de março do mesmo ano e, embora não tenha sofrido mais atrasos, seu lançamento foi afetado por uma série de problemas.

A Naughty Dog reconheceu os problemas que afetam The Last of Us no PC e se comprometeu a resolvê-los, pedindo aos que estão enfrentando problemas que enviem tickets por meio de sua página de suporte oficial.

Muitos jogadores expressaram suas preocupações por meio de análises da Steam que renderam ao jogo uma pontuação de análise agregada “Ligeiramente Negativas”.

Algumas das reclamações mais comuns foram sobre falhas e travamentos na taxa de quadros. Para alguns jogadores, o jogo nem inicia em sistemas que atendem aos requisitos mínimos.

Porém, uma pequena atualização foi enviada para o port de PC, aumentando a versão do jogo de 1.0.1.0 para 1.0.1.5.

De acordo com as notas de lançamento, esta atualização é voltada para melhorar a estabilidade e o desempenho.

As notas de lançamento também explicam que a equipe está trabalhando ativamente em mais melhorias com base no feedback do usuário e que diagnósticos de falha adicionais foram adicionados para ajudar a coletar mais informações sobre falhas relacionadas à construção de sombreadores.

Parece que a construção do shader do jogo é um dos principais culpados por problemas como gargalos e tempos de carregamento ruins. O log de alterações informa que o novo patch altera vários arquivos, pelo menos um dos quais está relacionado aos sombreadores.

Enquanto muitos jogadores estão culpando o fato de que a Iron Galaxy lidou com a versão para PC de The Last of Us depois de entregar a infame e desastrosa versão para PC de Batman: Arkham Knight, deve-se notar que a empresa esteve envolvida com vários ports de sucesso, incluindo Metroid Prime Remastered, que recebeu uma resposta extremamente positiva de críticos e fãs.

A Iron Galaxy também trabalhou nos ports de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy e Spyro Reignited Trilogy, que foram recebidos positivamente.

Aparentemente, o patch mais recente fornece algum alívio para os jogadores que estão relatando que a versão para PC de The Last of Us tem tempos de carregamento excessivamente longos, um problema que parece estar no topo da lista de tarefas da Naughty Dog ao fazer referência à página “Known Issues” (Conhecendo os Problemas) para o jogo.

Independentemente disso, aqueles que compraram The Last of Us no PC podem esperar por mais patches no futuro que lhes permitirão experimentar o que foi considerado um dos exclusivos PlayStation “obrigatórios” em toda a sua glória.

The Last of Us Part I v1.0.1.5 – Notas Patch para PC

  • Corrigidos vários problemas relacionados ao desempenho e problemas que afetavam alguns usuários.
    • Observação: melhorias e investigações adicionais com base no feedback do usuário estão em andamento.
  • Adicionadas informações extras de diagnóstico de travamento para ajudar na investigação de travamentos relacionados à criação de sombreadores e outros problemas comuns de estabilidade relatados.

The Last of Us Part 1 está disponível para PS5 e PC.