Quando se trata de jogos para PC do PlayStation, eles são bastante confiáveis em termos de qualidade e desempenho. Você raramente ouvirá sobre um port de PlayStation funcionando mal no dia do lançamento. Mas infelizmente é isso que parece estar acontecendo com o port lançado hoje, The Last of Us Part 1.
Relatado pela primeira vez pelo Steam Deck Gaming no Twitter, parece que os jogadores estão tendo que esperar até 2 horas para o jogo criar shaders depois de inicializá-lo pela primeira vez.
É relatado que isso está fazendo com que o menu principal seja executado de forma extremamente lenta, mas isso não parece ser o pior dos problemas.
Faça uma rápida visita à página oficial da Steam do jogo e você encontrará a pontuação de revisão do usuário de The Last of Us Part 1 com uma classificação “Ligeiramente Negativas”.
Olhando para as críticas negativas, você verá toneladas de pessoas reclamando dos mesmos tipos de problemas, principalmente o alto uso de VRAM e travamentos constantes.
Um usuário reclama que o jogo trava a cada 20 minutos, enquanto outro afirma que o jogo travou 12 vezes no espaço de duas horas e meia.
Há uma ampla gama de outros problemas sendo relatados também, incluindo uma taxa de quadros instável, tempos de carregamento extremamente longos e áudio deslocado.
Várias pessoas reclamando desses problemas também explicam que eles têm configurações extremamente boas e que seus equipamentos são capazes de executar até os títulos mais pesados, sugerindo que esse não é apenas um problema do Steam Deck.
Muitas pessoas também atribuem esses problemas de desempenho ao fato de que o estúdio de portabilidade Iron Galaxy trabalhou no título em vez do próprio estúdio Nixxes do PlayStation.
Se esse nome soa familiar, Iron Galaxy foi o estúdio por trás do atroz port para PC de Batman: Arkham Knight, algo que os usuários estão ansiosos para apontar como possíveis razões para o fraco desempenho de The Last of Us Part 1. Felizmente, veremos um patch lançado em breve.
Naughty Dog está prestes a lançar seus outros jogos no PC
Os jogadores estão insatisfeitos, mas a Naughty Dog segue na contramão. Em comemoração ao lançamento de The Last of Us Part 1 no PC, os desenvolvedores da Naughty Dog postaram uma nova mensagem em seu site, revelando que o estúdio pretende trazer mais de seus jogos para PC.
“Então, para onde a próxima aventura dos desenvolvedores da Naughty Dog nos levará? Fiquem tranquilos, jogadores de PlayStation e PC, já estamos ansiosos para compartilhar mais, quer você prefira um controle DualSense ou um teclado e mouse. Desenvolver para ambas as plataformas nos permite incorporar as lições aprendidas com cada uma delas no design geral de nossos jogos. Compartilhar suas histórias e experiências no PS5 e no PC é algo que a Naughty Dog adotou e continuará a apoiar no futuro.”
Em outubro passado, a coleção UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões da Naughty Dog foi lançada no PC.