Em Baldur’s Gate 3, durante o terceiro ato do jogo, você pode encontrar o personagem Golbraith Stredivas, um famoso caçador de devoradores de mentes que se aposentou. Porém, descobriu-se que a história do personagem é muito mais profunda e vai muito além do jogo em si.
Em 2020, um fã do jogo com o apelido de Solfalia escreveu uma mensagem no fórum da Larian agradecendo ao estúdio pela oportunidade de jogar o acesso antecipado do jogo.
De acordo com Solfalia, ele e seu pai são fãs de longa data das séries Baldur’s Gate e Divinity. Eles já jogaram juntos essas séries muitas vezes.
Eles planejavam fazer o mesmo com Baldur’s Gate 3, mas seus planos foram prejudicados pela descoberta da doença de seu pai – ele foi diagnosticado com Alzheimer. Porém, o acesso antecipado permitiu que desfrutassem juntos pelo menos do primeiro ato do jogo.
Esta postagem no fórum não se tornou um tópico popular – recebeu apenas um comentário, mas descobriu-se que a Larian estava ciente disso: depois de algum tempo contataram Solfalia e o convidaram para perpetuar a memória de seu pai no jogo.
É importante notar que Solfalia não percebeu a primeira carta dos desenvolvedores, mas a Larian ainda encontrou uma maneira de contatá-lo vários meses depois.
Achei que seria alguma menção aleatória em um livro ou nota, esperando secretamente por um NPC com pelo menos uma frase de uma linha. Depois disso comecei a percorrer o jogo minuciosamente para não perder nada. – diz Solfalia
Ao mesmo tempo, a realidade superou todas as suas expectativas: os desenvolvedores adicionaram um personagem inteiro com sua própria história.
Segundo Solfalia, depois de ver Golbraith Stredivas, que se parecia com seu pai, e depois ver a carta de Golbraith para seu filho, ele sentiu um nó na garganta.
Estaria mentindo se dissesse que meus olhos não estavam molhados naquele momento – acrescentou Solfalia
O pai de Solfalia, infelizmente, não conseguiu desfrutar plenamente de Baldur’s Gate 3 – quando a versão completa do jogo foi lançada, sua doença já havia progredido bastante. Porém, seu filho conseguiu lhe avisar que seria imortalizado no jogo, o que ele ficou muito feliz e grato aos desenvolvedores.
Esta história mostra mais uma vez claramente o quanto a Larian ama e valoriza sua comunidade de fãs. ❤️