Como nós noticiamos no último dia 28, a Nintendo entrou com uma ação judicial contra os criadores do emulador Yuzu, acusando-os de apoiar a pirataria e exigindo o encerramento do desenvolvimento do emulador e indenização por danos.

Depois dessa notícia, os apoiadores do emulador de Switch chegaram a oferecer apoio financeiro para que os desenvolvedores não abandonassem o projeto e custeasse as despesas judiciais contra a Nintendo. Mas parece que foi em vão.

Hoje saiu a notícia de um acordo de pré-julgamento entre os criadores do Yuzu e a Nintendo, juntamente com documentos contendo as demandas da corporação japonesa:

  • Uma liminar foi colocada sobre a distribuição de Yuzu, suas fontes ou fragmentos de código.
  • Os autores de emuladores estão proibidos de criar softwares que contornem a segurança dos consoles Nintendo no futuro (no passado, a equipe já trabalhou no Citra, um emulador de Nintendo 3DS).
  • Os criadores do emulador recusarão todos os domínios associados ao Yuzu.

Além disso, a Tropic Haze (responsável pela criação do Yuzu) pagará à Nintendo US$ 2,4 milhões (o equivalente a quase 12 milhões de reais).

Isso significa a cessação completa do desenvolvimento do emulador, no entanto algumas horas atrás o programa recebeu uma atualização no site oficial.

Provavelmente, a última, já que a própria equipe do Yuzu se manifestou através de sua conta oficial no “Xwitter” confirmando que o emulador e seu suporte serão descontinuados imediatamente.